Home » Estudos Bíblicos » Amor » Cada um por si

Cada um por si

E aí, gente! Final de ano, maior correria, mas aqui estou para honra e glória de Deus!

Ouçam a canção abaixo: “Guia-me” – Dani Araújo:

Cada um por si
Todos por nenhum
Não param pra pensar por momento algum
Fruto da vaidade
Terra de ninguém
Ideias pela metade, passatempo de alguém
Pra que tanta evolução
Se o crescimento sempre fica para trás
E o mundo me diz não
Mas ainda existe alguém oferecendo paz

E esse alguém sou eu
Não me diga adeus
Eu sei bem aqui dentro que você não me esqueceu
Então abra os seus olhos
E olha para mim
Eu morri numa cruz, por você ressurgi
Abri mão de mim mesmo
Siga-me

Tanta coisa pra falar
Tanta coisa pra mudar
Não quero querer
Nem quero ter
Só quero ser o teu querer
Quero Te servir
Vem me conduzir
Em meio ao meu deserto vem como nuvem me guiar
Nem preciso mais saber
Pra onde vou ou quanto tempo ainda falta pra chegar
Pois eu sei de alguém que encontrou o seu lugar

E esse alguém sou eu
Não direi adeus
Eu sei bem aqui dentro que o Senhor não me esqueceu
Então abra os meus olhos
Pra que eu possa ver
Quero ver teu amor refletido em mim
Abro mão de mim mesmo
Guia-me

“Cada um por si, todos por nenhum…”: é o que está acontecendo nos dias de hoje. Pessoas estão pouco se importando com as outras e não estão nem aí com sua maneira de agir com o próximo. Parece que há uma competitividade, onde um passa por cima do outro. Isso não acontece apenas com os que não conhecem Jesus – há muitos cristãos que, sabendo do que Deus ordena, continuam a viver como se estivessem no mundo.
Primeiramente, vamos analisar o que pessoas possuem:
– Falhas/imperfeições;
– Sentimentos (algumas vezes ocultos, como forma de não se magoar);
– Um vazio que só pode ser preenchido por Deus;
– Carência de amor, compreensão;
– Necessidade de ter alguém para desabafar;
Etc.

As falhas estão presentes em todos os seres humanos. Nosso jeito pode incomodar alguém, podemos ficar irritados com certas atitudes, achar que tal pessoa não merece atenção… São muitas as situações que nos levam a pecar com o próximo. Uma palavra, dita mesmo sem pensar, pode acabar com a auto estima de alguém; o desprezo, a exclusão podem causar marcas no interior de uma pessoa. Vemos por aí muitos que dizem ser ”frios”, que não gostam de demonstrar sentimentos e de se apegar aos outros. Aí, acabam tratando com indiferença quem está à sua volta.
Posso afirmar que TODAS as pessoas, por mais que não pareça, precisam receber palavras que as incentivem. Mesmo aquele cara que tem jeito de ser durão, aquela menina que fica em seu canto e não fala com ninguém, necessitam de uma palavra e uma atitude encorajadora. Uma simples demonstração de amizade pode mudar o dia de alguém. Um simples ”gosto de você” faz toda a diferença. É preciso mostrar que nos importamos, assim como Jesus fez e continua fazendo.

“Se alguém diz: Eu amo a Deus, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê. O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.” 1 João 4:20-21

“Ah, mas aquele lá nem merece minha atenção. Não suporto suas atitudes e nem o jeito que ele me trata.” Posso te dizer que Deus colocou muitas pessoas assim em meu caminho; isso aconteceu porque Ele queria e ainda quer me tratar, para que assim eu pratique o perdão, a paciência e o ”me doar”, fazendo muitas vezes suas vontades e deixando de lado meus interesses. Deus quer nos mostrar o que Ele mesmo faz por nós. As vezes não O buscamos como deveríamos, murmuramos e Ele fica triste com isso; mas não deixa de nos amar e quer que sejamos parecidos com Ele.

Pode ser que você ache chato ter alguém falando, falando e falando com você; mas o que Deus quer é que aprendamos a ouvir e nos preocupar com a necessidade de nosso irmão, o aconselhando, falando palavras que dêem ânimo. Tudo tem um propósito! Veja o que Deus está querendo te ensinar (: Não reclame, não fale mal dessa pessoa. Conte tudo para Deus, pois Ele tem todas as respostas.

“Se você diz que ama seu amigo, mas espalha boatos pelas suas costas [...] você não o ama realmente. O amor não acaba quando as coisas ficam difíceis. Você pode dizer ao mundo todo que você ama, mas, se ninguém pode sentir ou ver isso, então esse amor provavelmente não exista. Quando você tem Deus, você tem amor, porque Ele é amor. Você perdoa, você é delicado, gentil, de boa vontade e misericordioso.  Outras pessoas vão querer conhecer Cristo, porque elas viram o amor dele através de você.” Bíblia de Jovens NTLH

Faça um esforço, ame seu irmão independente do que ele pratica. O amor tem que ser demonstrado. É difícil, mas precisamos mostrar que Deus está conosco. Pessoas sentem quando não as tratamos com amor. Não adianta lermos a Bíblia, orar, louvar e ajudar na obra de Deus se tratarmos os outros com indiferença. Não adianta cantar “… e que diminua eu, pra que Tu cresças Senhor mais e mais” e não praticar. Quando abrimos nosso coração, Deus nos molda conforme precisamos ser moldados, com o objetivo de fazer a diferença neste mundo e ganhar almas para o Reino.

Que cada um não viva apenas para si mesmo, mas aprenda a se doar ao próximo, demonstrando  amor e compreensão. Com isso, através do poder de Deus, podemos quebrantar o coração de quem muitas vezes foi ferido, magoado e desprezado. Seja um embaixador de Cristo nesta terra e faça a diferença! Todos necessitam conhecer a Deus e preencher o vazio que têm!

 

Em Cristo,

@Brunaolliv.

 

About Bruna Oliveira

Mesmo que todos me deixem, sei que Deus estará ao meu lado. Meu desejo é que todos conheçam esse Deus maravilhoso e possam ser tocados por Ele. Amo louvar e tocar, e quero ser muito usada pelo Senhor para levar Sua Palavra às pessoas ♥
Scroll To Top